O Rastreio Pré-Natal é constituído por conjunto de análises efectuada à grávida que não deve ser ignorado na gravidez.
É um teste voluntário e executado a partir de uma colheita de sangue e do diagnóstico no Laboratório e pode determinar o risco de ter um bebé afectado com uma determinada anomalia, nomeadamente Síndrome de Down, Defeitos Abertos doTubo Neural, e adicionalmente a Trissomia 18 e o Síndroma de Smith - Lemli- Otpiz. Pode também efectur o Rastreio de Hipotiroidismo Materno, que tem grandes implicações no sistema nervosos do feto e na capacidade cognitiva da criança.
Este teste alerta para uma eventual situação de anormalidade do estado da futura mãe ou do seu filho mas não constitui um diagnóstico em si mesmo, pois representa uma probabilidade de determinado acontecimento ocorrer.
Se existir risco elevado (Rastreio Positivo) aumentam as probabilidade de o bebé ser afectado de uma anomalia, o que permite que a futura mãe decida pela execução de testes de diagnóstico específicos indicados pelo Médico Assistente, tais como a amniocentese, biopsia das vilosidades coriónicas e pesquisa de glóbulos vermelhos fetais em sangue materno (aneuplóidias). Por sua vez, se existir risco baixo (Rastreio Negativo) diminuem as probabilidade das anomalias no bebé, indicando que a gravidez poderá estar a decorrer normalmente.