teste

Valências

O Laboratório de Análises Clínicas Vale do Sousa realiza exames laboratoriais que contribuem para o diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção de doenças humanas ou qualquer modificação do estado de equilibrio fisiologico, fazendo parte de uma abordagem global de cuidados de saúde.

O Laboratório de Análises Clínicas realiza exames laboratoriais nas seguintes valências:
 

Bioquímica Clínica - também conhecida como química clínica consiste em investigar as alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. A bioquímica clinica propicia a análise de amostras como urina, sangue, líquido cefalorraquidiano, sêmen, líquidos pleurais, sinovial, ascítico, secreções em geral em que se podem mensurar valores de analitos importantes para conduta adequada do tratamento, prognóstico, controlo e manutenção da homeostasia orgânica.

Hematologia/Coagulação - Compreende o estudo das células sanguíneas e da coagulação. Incluidas nesse contexto estão também as análises de concentração, estrutura e função das células sanguíneas, os seus precursores na medula ossea , os constituintes bioquimicos do plasma ou do soro intimamente ligados com a estrutura e funções celulares, e a função das plaquetas e das proteínas envolvidas na coagulação do sangue.
 

Imuno-Hematologia - É o estudo e classificação dos grupos sanguíneos através de reações imunológicas entre aglutinogénios e anticorpos.




 

Endocrinologia - Especialidade que se dedica ao estudo do sistema endócrino, grupo de órgãos (denominados glândulas de secreção interna) cuja tarefa principal é produzir e segregar hormonas para a circulação sanguínea. A função das hormonas consiste em actuar como mensageiros, de forma que se coordenem as actividades de diferentes partes do organismo.
 

Imunologia - é o estudo de doenças do sistema imune, envolve também as doenças de outros sistemas, onde reações imunológicas desempenham um papel nas características clínicas e patológicas




 

Alergologia - As reacções alérgicas, também chamadas reacções de hipersensibilidade, são reacções que envolvem os anticorpos da classe imunoglobulina E (IgE). Os anticorpos IgE unem-se a células especiais como os basófilos da circulação e as células gordas dos tecidos. Quando os anticorpos IgE que estão ligados a essas células encontram antigénios, neste caso chamados alergénios, as células vêem-se obrigadas a libertar produtos químicos que lesam os tecidos circundantes. Um alergénio pode ser qualquer coisa (uma partícula de pó, o pólen duma planta, um medicamento ou um alimento) que actue como um antigénio para estimular uma resposta imune. 
 

Toxicologia - É a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas nos sistemas vivos, interacção entre os químicos e os sistemas biológicos com o objectivo de determinar quantitativamente o potencial do químico para induzir danos, de onde resultem efeitos adversos para os diferentes organismos. Investiga, igualmente, a natureza destes efeitos adversos, a sua incidência, o seu mecanismo de produção, os factores que influenciem o seu desenvolvimento e a sua reversibilidade.
 

Microbiologia - Ramo da Ciência que trata e estuda os organismos microscópicos e ultramicroscópicos e as suas interações com outros organismos. A Microbiologia inclui a Bacteriologia, a Micologia, a Parasitologia e a Virologia.