Faqs

COVID 19 - SARS-CoV-2

 

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida.
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada e já existe infeção em vários países.

 

O que é a COVID-19?

COVID-19 é a designação dada pela Organização Mundial da Saúde para identificar a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Este novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan.

 

Qual a situação atual e o risco em Portugal da COVID-19?

Face a esta ameaça de Saúde Pública, foram definidas fases de resposta que incluem três níveis e seis subníveis, de acordo com a avaliação de risco para COVID-19 e o seu impacto para Portugal.

Atualmente, Portugal encontra-se na fase de Mitigação, na qual há transmissão local em ambiente fechado, bem como transmissão comunitária.
A 19 de março de 2020, foi declarado estado de emergência, como consequência da evolução da pandemia em Portugal. A avaliação de risco encontra-se em atualização permanente no site da Direção-Geral da Saúde (DGS)